Como tudo começou?

Em 1948 o irmão Samuel Rodrigues Pinudo, membro da 1ª Igreja Batista de Vila Velha, e o irmão Cezarino Rocha, membro da Igreja de São Torquato, tiveram a ideia de organizar um trabalho batista no bairro da Glória. Para tanto, foi buscar ajuda na Igreja Batista de São Torquato. Uniram-se a ele os irmãos João Marcelino, Alcebíades Moreira e Carlos Ortega.
Depois de pedirem ao pastor Walter Kaschel, pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória, apoio  para criação do trabalho batista no bairro da Glória, receberam resposta afirmativa. Deu-se então a  procura do terreno a ser adquirido para o ponto de pregação. O irmão Pinudo encontra o lugar, a igreja  aprova, compra-se o terreno e a construção inicia imediatamente. Em julho de 51 organizou-se a  Congregação da Glória onde hoje está erigido o edifício de educação religiosa.

Walter Kaschel

Pastor

Dois meses depois em 07 de setembro de 1951, foi organizada a Igreja Batista da Glória com 30 membros sob a coordenação do Pr. Walter Kaschel e assumido o pastorando interinamente o Pr. Jaime Kirke durante 9  meses. A primeira liderança constituía-se de Carlos Ortega, Samuel Rodrigues Pinudo, Dyonízio Ruy.  Em 14 de outubro de 1951 foi organizada a Sociedade Feminina Missionária.

Em Junho de 1952 o Pr. Jaime Kirke deixou o pastorado por motivo de viagem aos Estados Unidos e o  Pr. Armando Negreiros deu assistência à Igreja Batista da Glória, O irmão Cezarino Rocha foi escolhido como zelador. Em 1956 foi organizada a Congregação do Ibes, tendo como dirigente o irmão Samuel Rodrigues Pinudo e posteriormente o evangelista Theopompo Bispo da Silva.

Jaime Kirke

Pastor

Em 1957 o pastor Armando Negreiros torna-se pastor efetivo. Em 9 de novembro de 1957 foi votada a compra do terreno ao lado da Igreja. Em 1960 a Congregação do Ibes é organizada em Igreja. Em 1961 é lançada a Pedra Fundamental do Novo Templo. Começam as obras da construção do Novo Templo no ano de 1968. As mulheres trabalhavam ardorosamente, quebrando pedras e carregavam latas de britas na cabeça até a laje. O Pr. Armando Negreiros, já doente, carregou ferro em sua bicicleta. Algumas pessoas achavam o Templo grande demais, diziam que era uma loucura; mas a visão do Pr. Armando Negreiros era maior. O seu estado de saúde foi se agravando. Nos últimos dias de sua vida ele fez uma gravação, onde disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Tim. 4:7). Deus o chamou em 16 de Janeiro de 1971.

Armando Negreiros

Pastor

Pr. Erasmo Maia assume o pastorado por pouco tempo. Foi substituído pelo Pr. Theopompo Bispo da Silva.

Erasmo Maia

Pastor

Dois ministérios de transição e fortalecimento da igreja sofrida pela perda de seu pastor.

Theopompo Bispo da Silva

Pastor

Em 11 de Janeiro de 1975 toma posse o Pr. Luiz Jubrael. No ano seguinte são colocadas as pastilhas, o piso da rampa, a porta principal, a porta interna, o piso de carpete, lambris, a bancada, o púlpito, as cadeiras e etc. Em 24 de janeiro de 1981 a Congregação de Boa Vista é organizada em igreja, tendo na ocasião o seminarista Ilton Pereira exercendo atividades pastorais. O ministério do Pr. Jubrael foi marcado pelo grande numero de seminaristas enviados aos seminários e os muitos novos trabalhos evangelísticos – frentes missionárias, a igreja chegou a ter 10 trabalhos efetivos funcionando, muitos deles hoje já transformados em igrejas.

Luiz Jubrael

Pastor

Em 25 de março de 1984 o nome do Pr. Edson Raposo Belchior foi indicado para o Ministério Pastoral. O convite foi aceito por ele e em 02 de maio de 1984 deu-se a posse. Em 1985, registraram-se os seguintes fatos marcantes: lançamento da Pedra Fundamental da Congregação do Planalto. Em 08 de setembro de 1985 foi inaugurada a placa “Travessa Pastor Armando Negreiros”, por ocasião do aniversario da igreja, 34 anos. Em 1987, deu-se a Organização da Congregação do Planalto. Ainda em 1987 a Igreja adotou o Missionário do Pantanal Mato-Grossense, Pr. José Francisco Régis, em convenio com a Junta de Missões Nacionais. Também adotou no Campo Missionário do Peru, o Pr. Paulo Ribeiro Simões, em convenio com a Junta de Missões Mundiais.

Em 1988, deu-se a posse do ministro de Musica, o irmão Ossimar Martins Alves. Em 13 de julho de 1991 a Congregação da Praia da Costa é organizada como Igreja.  Em 18 de setembro de 1991, deu-se a posse do Ministério de Musica Carlos Roberto Berto. Em 1992, iniciou-se o trabalho de Jaburuna e Ilha dos Aires em convenio com a Igreja Batista de Vila Velha. Neste mesmo ano, a Igreja assume participação financeira com o trabalho em Cristóvão Colombo. Em 1992 a União Masculina Missionária ouve a voz de Deus e dá inicio a uma frente Missionária em Interlagos na residência do irmão Calebe Correia da Rocha, fazendo culto aos domingos à tarde. No ano 1993 foi à organização da Congregação de Aribiri em Igreja com 81 membros. Em fevereiro de 1994, a igreja assume a administração da construção do Templo em Interlagos no terreno doado pelo irmão Calebe Correia da Rocha. No dia 02 de junho de 1994 dá-se a organização da Igreja de Interlagos com 15 membros. Em 28 de setembro de 1994 o Pr. Israel Fernandes de Almeida passa a exercer o Ministério Pastoral em Interlagos.

Edson Raposo Belchior

Pastor

Em 28 de dezembro de 1996 o Pr. Joel Felix da Silva, assume o ministério da igreja. Desde a sua chegada seu ministério tem sido marcado pela grande visão denominacional e crescimento da igreja. Nos últimos anos a igreja se estruturou numa visão de igreja com propósito, em áreas de ação: ADORAÇÃO, SERVIÇO, EVANGELISMO, DISCIPULADO e MISSÕES. Seus membros trabalham de acordo com o seu ministério atendendo ao Chamado de Deus de acordo com os dons por Ele dado.

Somos uma igreja contextualizada e entendemos que Deus tem colocado diante de nós grandes desafios, como por exemplo, trabalhar com as famílias, porque estamos convencidos que não há igreja forte, se as famílias não forem fortes. Passamos dos 70 anos, e queremos celebrar ao Senhor pelo muito que Ele tem feito em nós, e através de nós.

Além das igrejas IBES, Boa Vista, Praia da Costa, Aribiri, Interlagos, já citadas, a Igreja Batista da Glória organizou as igrejas de Venda Nova, Domingos Martins, Santa Leopoldina e Planalto. E possui varias frentes missionárias: Jaburuna, Ponto Alto, Ponta da Fruta, Pontal das Garças (parceria), Praia do Lé (parceria) e sustenta missionários de Missões Mundiais, Nacionais e Estaduais. Hoje são aproximadamente 1.200 membros e podemos dizer, sem nenhuma sobra de dúvida: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR. ALELUIA!

Joel Felix da Silva

Pastor

Fotos Antigas