Pastoral – 15/09/24

Evangelização e Plantação de Igrejas

“Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos” Atos 15.22.

Quando os batistas brasileiros planejaram a ação Transtotal, em 1971, um objetivo estava muito claro: evangelizar as novas cidades que surgiriam ao longo da Transamazônica (uma rodovia federal), deixando igrejas plantadas como resultado final. Evangelismo e plantação de igrejas são atividades que andam juntas.

A multiplicação de igrejas foi uma ação estratégica coordenada pelo Espírito Santo logo no início da expansão da igreja no Oriente Médio, na Ásia e na Europa. A chamada missionária de Paulo e Barnabé, quando eles congregavam e lideravam a igreja em Antioquia, estava diretamente ligada a esse princípio estratégico: plantar igrejas multiplicadoras. Quando o Espírito Santo levou Paulo e sua equipe para a Europa, na segunda viagem missionária, começando por Filipos, a intenção era plantar igrejas naquela região (Atos 15.36). E foi exatamente isso que aconteceu em Tessalônica, Beréia e Corinto. Em todo lugar que os discípulos chegavam, eles buscavam, intencionalmente, plantar uma igreja. Esse princípio traduz uma estratégia necessária também para nossos dias, a fim de que, assim como foi no primeiro século, multipliquemos o número de igrejas pelo Brasil e pelo mundo.

Plantar igrejas é a forma mais eficaz de evangelismo, pois criam bases de discipulado para os frutos de ação evangelística, como uma Ação Jesus Transforma. Como cada nova igreja plantada é diferente, temos mais diversidade e mais chances de alcançar novas pessoas. É eficaz também porque igrejas novas alcançam mais pessoas e despertam novas lideranças.

É o que aconteceu, por exemplo, em Caiambé, no interior do Amazonas, onde em dezembro de 2023 os batistas brasileiros organizaram uma igreja batista. Essa igreja começou quando três jovens Radicais Amazônia foram enviados à esta comunidade ribeirinha para iniciar o trabalho até então inexistente. Após um tempo de investimento, eles alcançaram pessoas com o evangelho de Cristo, entre elas alguns jovens que hoje, mesmo após os missionários seguirem para outros campos, lideram o trabalho desta igreja para glória de Deus. Jesus transforma!

Revista da Campanha 2024.

ANIVERSARIANTES

DA SEMANA

15/09
ANA CAROLINA VIEIRA LOURENÇO WANGUESTEL
18/09
ISAQUE DOS SANTOS AMORIM PAULINO
REBECA AZEVEDO RANGEL
19/09
EDSON JANOARIO DO NASCIMENTO
20/09
JOÃO RODRIGUES PEREIRA
RUBIA RODRIGUES DE SOUZA
WAGNER BORGES LISBOA
PATRICIA NANDOLF CHAVES

ANIVERSÁRIO

DE CASAMENTO

15/09
EDSON PEREIRA DE SOUZA e ROSA MARIA BONGESTAB DE SOUZA
HALLEY JHASON MEDEIROS MENDES e BRUNELLE BATISTA FRAGA MENDES
16/09
WILLIAN DA SILVA CABIDO EELAINE CARLOS PINTO
18/09
LUIZ ANDRE DA SILVA FANZERES e PATRICIA EVANGELISTA FANZERES
19/09
MARCELO PINHEIRO DE PAIVA e ADRIANA REBELLO ROCHA DA SILVA PINHEIRO
ROGERIO RAIZER SERRATE e ANNELYSE WANGUESTEL SERRATE